guia, marcelo, foz do iguaçu, turismo, foz do iguaçu, cataratas

Polo Astronômico

O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho se integra aos atrativos turísticos do Complexo Turístico Itaipu numa área construída de 505,76 m², sendo um dos poucos no mundo a reunir de forma integrada planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu. 

O passeio oferece diversas atrações, com atividades nos ambientes internos e externos. Logo no hall de entrada, você conhece o Espaço Universo, que contém exposições de réplicas em miniatura de sondas e naves espaciais, protótipos de planetas e simuladores do sistema solar. E ainda, contempla um céu virtual que simula a visão de um observador em qualquer latitude do planeta no passado, presente ou futuro. 

Destinado às observações do céu real - tanto diurno quanto noturno – o Observatório possui três telescópios, incluindo um Schmidt-Cassegrain de 11” (280 mm). Sua cúpula mede seis metros de diâmetro e possibilita observar a Lua, os planetas, aglomerados estelares e algumas galáxias.

Neste atrativo você também pode praticar a Astronomia sem equipamentos. Tendo um panorama do céu estrelado sob o ponto de vista de diversas culturas, entenda o conceito de constelação e saiba como identificar os vários tipos de astros visíveis.



Distância do Centro: 18 Km
Polo Astronômico